segunda-feira, 9 de novembro de 2009 By: Agefran Costa

MELANCIA-DA-PRAIA

(Solanum capsicoides)
Família: Solanaceae.
Outros nomes populares: arrebenta-boi, arrebenta-cavalo, baba, babá, baga-de-espinho, gogoia, joá-vermelho, juá-ti, juá-vermelho, mata-cavalo, mingola.

Espécie conhecida pelo nome popular de Melancia-da-praia, é encontrada principalmente nas regiões litorâneas da costa Atlântica da América do Sul. Ocorre em ambientes alterados e também nas bordas das matas próximas à água. É um arbusto aculeado, pequeno, com folhas sinuado-lobadas, ciliadas, membranosas, apresentando exclusivamente tricomas simples. A inflorescência tem poucas flores brancas ou roxas, das quais apenas uma frutifica. As anteras são amarelas na porção basal e brancas na apical. O fruto é globoso, variando da cor laranja-avermelhado ao vermelho intenso, alcançando até 4,5 cm de diâmetro quando maduro, e tem um pericarpo fino, sem polpa, deiscente por linhas irregulares. Floresce e frutifica, principalmente, na primavera e verão, mas pode ser encontrada florida durante quase todo o ano.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu sou uma fruta gogóia
Eu sou uma moça
Eu sou calunga de louça
Eu sou uma jóia
Eu sou a chuva que móia
Que refresca bem
Eu sou o balanço do trem
Carreira de Tróia
Eu sou a tirana-bóia
Eu sou o mar
Samba que eu ensaiar
Mestre não óia.

Unknown disse...

Delícia

Postar um comentário